BALADA SAUDÁVEL...

A partir de hoje nosso Blog irá fazer postagens falando e ajudando-o sobre como ter de fato uma vida saudável. E para que possamos conquistar este sonho, temos que mudar principalmente nosso hábito alimentar. Para isso contaremos com a ajuda da Nutricionista Márcia Roque, que nos deixará bem antenados a respeito de tudo isso. O quadro terá postagens com o título de: "BALADA SAUDÁVEL", afinal de contas sem uma vida saudável, como podemos curtir boas baladas?
Muitas pessoas devem pensar: Qual a diferença entre Alimentação e Nutrição?
Nutrição é o conjunto de processos por meio dos quais o organismo capta e transforma os alimentos de que precisa para assegurar sua manutenção, desenvolvimento orgânico normal e produção de energia. É um processo involuntário e inconsciente e uma das propriedades fundamentais dos seres vivos. Nutrição também é a ciência ou conjunto de disciplinas responsáveis integração entre o ser humano e o alimento, contextualizado na sociedade. Assim, estuda o ser humano com matérias como anatomia, bioquímica e biofísica, citologia e histologia, patologia, fisiologia, dentre outras; estuda o alimento com seu valor nutritivo e as reações do organismo à ingestão de alimentos e nutrientes e as variações que deve apresentar a alimentação nos indivíduos sãos e nos doentes. Também abrange questões da tecnologia, higiene dos alimentos, técnica dietética, economia e aspectos geográficos, históricos, culturais e psicossociais do comportamento alimentar humano.
Por outro lado, alimentação é o meio pelo qual o indivíduo obtém os produtos para seu consumo. É a ingestão de substâncias que propiciam a nutrição do organismo. É um processo voluntário e consciente.
Os alimentos são consumidos por meio de dietas. E dietasignifica os alimentos consumidos no dia-a-dia. Não retrata necessariamente uma restrição alimentar.
Dieta normal é destinada para indivíduos saudáveis com o objetivo de manter a saúde e evitar doenças a curto, médio e longo prazo e a Dieta terapêutica ou especial tem o objetivo de recuperar ou manter a saúde do paciente. Existem vias de alimentação diferentes para que ocorra a nutrição.
nutrição oral é a via normal e mais comum de nutrição. Deve ser preferencialmente baseada em alimentos saudáveis que ofereçam diferentes nutrientes nas quantidades adequadas. A condição necessária para a sua utilização é que o indivíduo mantenha a capacidade de ingestão de alimentos. Algumas situações exigem manipulações dietéticas na consistência, número de refeições ou aumento do aporte nutricional através de suplementos dietéticos.
Outra forma de nutrição é a chamada Nutrição Enteral que é o processo de alimentação dos indivíduos que estão impedidos de alimentar-se por via oral e recebem sua nutrição por meio de sonda gástrica ou intestinal.
Ainda existe a Nutrição Parenteral que é o processo de alimentação dos pacientes que estão impedidos de se alimentarem por via digestiva e recebem sua nutrição por via intravenosa.
Lembrem-se sempre que o profissional responsável pela prescrição de dietas é o Nutricionista.